Período de Amaciamento dos Aparelhos Auditivos: Diga Adeus ao Desconforto e Dê Boas-Vindas ao Som Claro
2025-07-16Usuários que nunca usaram aparelhos auditivos podem sentir desconforto, como coceira no ouvido, pressão no ouvido, ruídos anormais, fadiga auditiva, etc., ao usá-los pela primeira vez. Não entre em pânico! Esses desconfortos iniciais são normais. Então, o que exatamente causa esses desconfortos e como lidar com eles para superar o "período de adaptação" dos aparelhos auditivos, dizer adeus ao desconforto no ouvido e desfrutar de um mundo mais claro.
1. Pressão ou dor no canal auditivo
Como um objeto estranho, o canal auditivo precisa de tempo para se adaptar à sua pressão. Em aparelhos auditivos personalizados, esse desconforto é mais comum, e as possíveis causas incluem: moldagens auriculares imprecisas e métodos de uso incorretos. Ao coletar amostras auriculares, os usuários podem mastigar, falar, etc., ou o material da amostra auricular pode estar vencido, resultando em tamanho ou formato da moldagem auricular não compatível com o canal auditivo. Isso faz com que o revestimento do aparelho personalizado não se ajuste ao canal auditivo externo do usuário, causando desconforto ou até mesmo dor no canal auditivo durante o uso. Ao usar pela primeira vez, alguns usuários forçam o protetor auricular ou o aparelho personalizado no canal auditivo externo para evitar que o aparelho auditivo caia, fazendo com que a parte superior do protetor auricular ou do aparelho personalizado entre em contato com a parede do canal auditivo externo, causando pressão e dor. A maneira correta de usá-lo é colocar o protetor auricular ou o aparelho personalizado normalmente no canal auditivo para garantir que não haja vazamento de som.
2. Coceira no ouvido
Alguns usuários podem sentir coceira no ouvido, que pode ser causada pelo atrito entre o aparelho auditivo e a pele do canal auditivo ou por uma reação alérgica. Como a maioria dos protetores auriculares ou dos aparelhos personalizados é feita de materiais antialérgicos, a maioria das alergias não é causada pelos materiais do aparelho auditivo, mas pela pressão contínua na pele do canal auditivo externo durante o uso prolongado do aparelho auditivo, o que pode alterar a circulação linfática no canal auditivo, levando à liberação de histamina, causando coceira. Além disso, se o tamanho do protetor auricular selecionado para o usuário for inadequado ou se a estrutura do aparelho personalizado for espessa ao selecionar um aparelho auditivo para o usuário, isso pode causar pressão ou atrito mais evidentes no canal auditivo, agravando a coceira no ouvido. Portanto, para aliviar a coceira durante o uso, o ajustador precisa garantir que o tamanho do aparelho auditivo ou do protetor auricular seja adequado. Se necessário, o molde auricular pode ser refeito ou um protetor auricular menor pode ser selecionado.
3. Ouvidos entupidos
Ao usar aparelhos auditivos, o ouvido entupido é um desconforto comum. Essa sensação é semelhante à sensação de "bloqueio" ao bloquear o canal auditivo externo com os dedos. Essa sensação de obstrução pode ser causada por vários motivos, como o uso do aparelho auditivo muito apertado, a dificuldade de respirar no canal auditivo e o envelhecimento e a deterioração do protetor auricular. Quando o canal auditivo está completamente bloqueado, como no caso de um aparelho auditivo ou tampão auricular, a reflexão de baixa frequência do som no canal auditivo é intensificada, fazendo com que o usuário sinta que sua voz está sendo amplificada, resultando em um efeito de abafamento ou eco. Especialmente quando o tamanho do aparelho personalizado ou tampão auricular não é adequado, é fácil causar um uso muito apertado, agravando a sensação de abafamento. Se o usuário tiver boa audição em baixas frequências, o ganho de baixa frequência não deve ser compensado em demasia. O aparelho personalizado precisa abrir a abertura de ventilação, e o aparelho retroauricular pode usar tampões auriculares abertos para aumentar o vazamento de som de baixa frequência e aliviar a sensação de abafamento. Além disso, o envelhecimento e a rigidez dos tampões auriculares também podem causar isso. Normalmente, os tampões auriculares são elásticos, macios e respiráveis, mas os antigos e rígidos perdem essa parte da função, o que faz com que o canal auditivo seja comprimido durante o uso, resultando em uma sensação de abafamento no ouvido.
4. Sua própria voz soa estranha
Alguns usuários sentem que suas vozes soam estranhas após usar aparelhos auditivos, o que pode ser causado por diversos fatores. Primeiro, ao usar aparelhos auditivos, os protetores auriculares ou moldes auriculares bloqueiam o canal auditivo externo até certo ponto, alterando suas propriedades acústicas. Isso impossibilita a saída normal dos sons de baixa frequência que normalmente são emitidos pelo canal auditivo, assim como acontece ao cobrir os ouvidos com as mãos para falar, o que produz sons abafados, ecos ou ocos. Em segundo lugar, os aparelhos auditivos amplificam todos os sons. Normalmente, ouvimos nossa própria voz por meio de uma mistura de condução óssea e aérea. Mas os aparelhos auditivos amplificam principalmente o som da parte aérea, o que quebra o equilíbrio sonoro original e causa um desequilíbrio na percepção sonora. Por fim, aqueles com perda auditiva de longa duração podem ter se esquecido gradualmente de como é um som "normal". Quando, de repente, ouvem sons claros através de seus aparelhos auditivos, especialmente suas próprias vozes, sentem-se um pouco estranhos.
5. Som não natural
Ao usar um aparelho auditivo pela primeira vez, o som pode parecer não natural, até mesmo um pouco agudo ou áspero. Isso ocorre porque o cérebro precisa se reajustar ao som, e a perda auditiva a longo prazo fará com que a capacidade do cérebro de processar o som enfraqueça gradualmente. Ao usar um aparelho auditivo, o cérebro precisa reaprender a processar o sinal sonoro amplificado. Portanto, mesmo usando um aparelho auditivo, o som pode soar um pouco estranho ou não natural no início. Além disso, há uma diferença entre a forma como os aparelhos auditivos amplificam o som e a forma como o ouvido humano o processa naturalmente. Como um instrumento auxiliar de audição, os aparelhos auditivos recebem o som por meio de um microfone, ajustam e amplificam o sinal sonoro por meio de um processador e, finalmente, transmitem o som para o canal auditivo por meio de um alto-falante. Esse processo é diferente da audição natural e pode fazer com que o som soe um pouco "eletrônico" ou não natural. Por exemplo, os aparelhos auditivos podem amplificar certas frequências sonoras e ignorar outras, o que é diferente do nosso senso natural de equilíbrio auditivo. Essa situação pode ser melhorada por meio de adaptação durante o período de adaptação e treinamento de reabilitação auditiva, que pode ajudar o cérebro a processar melhor os sinais sonoros e melhorar a compreensão da fala.
6. Fadiga auditiva
A fadiga auditiva refere-se à fadiga que o cérebro sente após um longo período de trabalho árduo para processar sons. Para pessoas com perda auditiva, o cérebro precisa se esforçar mais para entender o som após não receber sons complexos por um longo período, especialmente em um ambiente barulhento ou complexo. Ouvir por muito tempo pode facilmente levar à fadiga auditiva e até mesmo a dores de cabeça ou tonturas. Portanto, para usuários iniciantes, eles devem escolher um ambiente tranquilo para se comunicar e reservar um tempo de silêncio após atividades auditivas prolongadas para que o cérebro e os ouvidos descansem.
O desconforto acima geralmente é temporário. A maioria dos problemas diminuirá gradualmente com o aumento do tempo de uso e o avanço do processo de adaptação. Recomenda-se começar com apenas uma ou duas horas por dia, aumentar gradualmente o tempo de uso até que você possa usar o aparelho o dia todo e, gradualmente, fazer a transição de um ambiente tranquilo para um ambiente complexo. No entanto, se você se sentir desconfortável após usar um aparelho auditivo e esse desconforto não melhorar após um período de adaptação, é recomendável que você procure um centro de adaptação profissional e consulte um técnico de adaptação ou fonoaudiólogo. Utilize equipamentos e tecnologia profissionais para depurar o aparelho auditivo e melhorar o conforto e a clareza do uso. Diga adeus ao desconforto auditivo e desfrute de um mundo mais claro.
Como fabricante líder de aparelhos auditivos na China, com mais de 20 anos de experiência, a AUSTAR Hearing espera trabalhar com distribuidores de aparelhos auditivos que buscam excelência para explorar em conjunto um mercado mais amplo de aparelhos auditivos, alcançar uma cooperação vantajosa para todos e fazer de cada cooperação um marco no crescimento do seu negócio.
Últimas
- Período de Amaciamento dos Aparelhos Auditivos: Diga Adeus ao Desconforto e Dê Boas-Vindas ao Som Claro
- O guia definitivo sobre como escolher aparelhos auditivos para idosos
- Além do desempenho, como os pais escolhem os aparelhos auditivos dos filhos?
- Fonoaudiólogo: Por que devo visitar a loja regularmente para limpar e manter meus aparelhos auditivos?
- Não se esqueça de fazer treinamento de reabilitação auditiva após usar aparelhos auditivos
Uso e cuidados com o aparelho auditivo

Todos 0 Comentários